Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A Educação

por Torradaemeiadeleite, em 05.09.12

 

Neocortex ( onde moram os mecanismos da Razão ) - foto IBM/EPFL.


Vale a pena determo-nos no número anterior da LER ( já está nas bancas o nº de Setembro ) nas páginas sobre o debate entre Mario Vargas Llosa e Gilles Lipovetsky.  Realizou-se no Instituto Cervantes ( Madrid ) em Abril passado e interessaram-me muito as suas diferenças de opinião e argumentações. Foram diversos os temas abordados: o papel da alta cultura, a "civilização do espectáculo", os dilemas da democracia, a violência nas cidades, o desaparecimento do cânone ou ainda a fé nos homens.

Saliento aqui o ponto da concórdia entre ambos sobre o papel da escola na sociedade moderna e a necessidade de reformar os programas de educação:

 

"A sociedade de consumo não conseguiu transformar o Homem em alguém que só se interessa por marcas. Os homens continuam a querer fazer algo com as suas vidas. Este é o papel da escola. (...) A educação pode agir e é um dos grandes campos dos trabalhos para o século XXI. Porque a sociedade não vai ser só técnica e ferramentas; será composta por homens, armados, armados nas suas cabeças, nos seus desejos, nas suas intenções. E a escola deve ajudar os homens a consegui-lo."

 

Gilles Lipovetsky, revista LER nº115 ( Julho/Agosto 2012).

 

"A educação é uma das grandes ferramentas da sociedade actual, tal como o são a família e o indivíduo.(...) A principal crise da sociedade moderna é a inexistência de sistemas educativos que unifiquem o que devem ser os seus dois objectivos fundamentais: a criação dos técnicos e profissionais de que necessita e o preenchimento dos vazios no campo espiritual.(...) À superfície, as discrepâncias podem ser numerosas mas, a um nível profundo, acredito que todos - ou, pelo menos, eu e Gilles - estamos de acordo em que... há que ler Proust, há que ler Joyce, há que ler Rimbaud, em que o que fizeram Kant ou Popper, o que Nietzsche pensou, são também coisas valiosas nesta época e podem ajudar-nos a redesenhar esses programas de educação, dos quais depende que a sociedade do futuro seja menos violenta e menos infeliz do que é a de hoje."

 

Mario Vargas Llosa, revista LER nº115 ( Julho/Agosto 2012 ).

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





subscrever feeds




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Torradas com bolor

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D